domingo, 27 de dezembro de 2009

Déda apresenta dados do Governo na coletiva com a imprensa


O governador licenciado Marcelo Déda conduziu a apresentação de dados relativos à administração estadual durante a entrevista coletiva e confraternização do Governo do Estado com a imprensa sergipana. Em consenso com o governador em exercício, Belivaldo Chagas, e com o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê, Déda abordou diversos aspectos relativos aos resultados já obtidos pela administração, assim como explanou sobre os projetos já em curso para 2010 e abordou questões do cenário político, respondendo a questionamentos. A coletiva foi realizada no início da tarde desta quarta-feira, 23, no Palácio de Veraneio.

“Isto não estava previsto, pois eu viria aqui apenas acompanhar a apresentação”, explicou Marcelo Déda. “Após um consenso, eu decidi fazer uma apresentação sintetizada dos dados da administração”, completou o governador licenciado, ao iniciar a explanação.

Cenário

A situação de crise financeira que produziu reflexos na economia nacional e, consequentemente, na economia dos estados e municípios brasileiros. “A crise financeira trouxe enormes complexidades e exigiu também uma enorme capacidade para ultrapassá-la. Neste sentido, o Brasil alcançou uma posição de destaque no cenário nacional e alavancou uma reação que alcançou destaque internacional”, destacou Déda.

Segundo ele, em Sergipe, apesar na queda nas receitas públicas, o Estado manteve o ritmo de investimentos, assegurando a dinâmica da economia sergipana e a criação de novos postos de trabalho. “Mesmo com este cenário, mantivemos todos os investimentos previstos, asseguramos a continuidade de todas as obras já licitadas e em execução, além de oferecermos reajustes históricos a categorias como professores e militares”, mencionou o governador.

“Hoje, o Governo do Estado mantém um recorde de cerca de R$ 1,2 bilhão em obras licitadas. Um volume nunca visto em nosso estado num período de três anos de Governo. Só em obras já contratadas, mantemos um valor de R$ 913 milhões”, explicou o governador licenciado.

Saúde

Déda fez um relato das ações na área da saúde, citando os R$ 300 milhões investidos na ampliação da rede de saúde. A construção de 102 Clínicas de Saúde da Família, cuja 15ª foi inaugurada na última terça-feira, 22, em General Maynard, recompondo a rede de atenção básica que se encontrava completamente sucateada nos municípios sergipanos. “Esta é uma ação onde estamos oferecendo um apoio aos municípios, que são os responsáveis pelo serviço, onde repassamos os recursos e eles se responsabilizam pela construção”, destacou Déda.

O governador também relatou a construção dos oito Centros de Especialidades Odontológicas (Ceo’s), das 34 novas bases do Samu, além dos R$ 10 milhões investidos na reforma e ampliação do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). A inédita reestruturação da rede hospitalar do interior também foi citada, destacando a construção dos hospitais regionais em Lagarto e Estância, e dos 11 que estão sendo reestruturados em diversos municípios, dentre diversas outras conquistas.

Infraestrutura

No tópico da infraestrutura, Marcelo Déda destacou os investimentos da ordem R$ 524 milhões entre obras já executadas, licitadas e entregues. A construção das pontes que estão redefinindo a estrutura rodoviária do estado, a exemplo da ponte Joel Silveira, e da ponte que ligará Estância a Indiaroba também foi evidenciada como estratégica por oferecer novas perspectivas de atração turística.

A recuperação da malha viária em todo o estado também foi citada como um elemento fundamental já que visa oferecer mais comodidade, segurança e condições de dinamização das atividades econômicas em todas as regiões do estado.

De forma semelhante, o investimento feito na ampliação das redes de abastecimento de água e da duplicação da adutora do São Francisco, entre outras intervenções que modificaram completamente a situação que era enfrentada em cidades como Tobias Barreto, e vão beneficiar grande parte da população sergipana.

Outro destaque foi a política habitacional, que já beneficiou diretamente 1.160 famílias e ainda vem sendo ampliadas com novas parcerias com o Governo Federal, a exemplo do convênio recentemente assinado pelo governador em exercício, Belivaldo Chagas, que vai proporcionar a geração de mais 2.542 unidades habitacionais.

Agricultura

Na área da agricultura, Marcelo Déda destacou o que ele definiu como o ‘renascimento’ da agricultura familiar em Sergipe, a partir de ações como a distribuição de 2.400 toneladas de sementes certificadas, a criação do banco de sementes, dentre outras iniciativas, que culminaram com uma safra recorde de milho , alçando o Estado de Sergipe à posição de 2º maior produtor de milho do Nordeste, sendo superado apenas pelo Estado da Bahia.

Déda também destacou o recorde de 1050 famílias assentadas, num investimento de R$ 53 milhões, além de conquistas como o aumento da oferta de assistência técnica, e o programa Mão Amiga , iniciativas.

Esporte

No esporte, Déda destacou o programa de recuperação dos campos de futebol, num investimento de R$ 9 milhões, o apoio à realização do Campeonato Panamericano de Ginástica Artística, a reforma do Parque Aquático Zé Peixe e a construção da pista de motocross na orla da Atalaia. “Temos ações incisivas para transformar o esporte numa ferramenta eficaz no combate à droga, oferecendo uma nova perspectiva para a juventude”, enfatizou o governador licenciado.

Cultura e Turismo

Nas ações voltadas à cultura e turismo, o governador licenciado mostrou o trabalho de restruturação da Orquestra Sinfônica de Sergipe, que conta com programação definida para toda a temporada, além de ser citado por renomados especialistas como um trabalho de referência no cenário nacional.

O Verão Sergipe, o resgate dos festejos juninos do interior e a reabertura do Museu Histórico de Sergipe foram destacados como elementos de estímulo à atividade turística, que já resulta numa maior demanda em toda a rede hoteleira.

Educação

Como conquistas na educação, o governador licenciado Marcelo Déda listou as duas novas escolas técnicas uma na capital, outra em Neópolis, o campus da UFS de Laranjeiras, o novo campus da saúde em Lagarto, todos com apoio decisivo do Governo do Estado para sua implantação, além de 93 novos laboratórios de informática, e a reforma e ampliação de 87 escolas, num investimento de R$ 46 milhões.

“Temos conquistas de extrema relevância como a ampliação do pré-vestibular, 63 mil sergipanos beneficiados pelo Sergipe Alfabetizado, que são números sem precedentes e representam conquistas históricas para os sergipanos beneficiados”, evidenciou Déda.

Desenvolvimento

A geração de 18 mil novos postos de trabalho e a admissão de 3650 novos concursados também foram apresentados como elementos que consolidam as ações de desenvolvimento, além dos benefícios proporcionados às micro e pequenas empresas que, hoje, são os principais fornecedores da administração estadual.

“Temos dados e números que consolidam o nosso crescimento, o surgimento de novas oportunidades e a ampliação das perspectivas da economia sergipana”, afirmou Déda.

Segurança e Justiça

A política de combate às drogas e o desbaratamento das quadrilhas do crime organizado, o investimento em inteligência policial e o reajuste oferecido às categorias policiais também foram listadas como conquistas que alcançam destaques nacionais.

Concluindo, Déda também apresentou os resultados da política de Assistência Social, a exemplo dos programas de segurança alimentar e nutricional, capacitação e inserção produtiva. “Por tudo isto, não temos medo de errar ao afirmar que nenhum governo, na história de Sergipe, fez tanto em tão pouco tempo. Estou apresentando dados que comprovam isto, e os que desejarem questionar apresentem dados mostrando o contrário. Temos resultados que estão, efetivamente, transformando a realidade do nosso estado. Em 2010, vamos continuar avançando, promovendo ainda mais qualidade de vida e cidadania ao povo sergipano”, concluiu o governador.

O Dr.Rogério Carvalho deseja as famílias Simãodiense e Sergipanas, um feliz Ano Novo

Que o Senhor Nosso Deus de imensa bondade;
Envolvam vocês com o Manto Sagrado....
Fazendo cair sobre todos...
Saúde..União...Fraternidade...Paciência...Esperança...
Simplicidade.... Paz de Espírito....Humor.....Gratidão..
E.... Muitos Corações Apaixonados....
Então Um Grande....FELIZ ANO.




João Daniel deseja a todos Sergipanos e Brasileiros,um feliz 2010, repleto de amor, paz ,saúde e prosperidade para todos.


Todo mundo sempre costuma repetir:
"Ano-novo, vida nova".
Mas até que ponto sabemos realmente medir o peso desta afirmação e a colocamos em prática?

Se no ano que passou,
você não conseguiu atingir suas metas,
concretizar sonhos, acumulou mágoas
e não superou desafios inesperados,
agora é a hora de abrir as janelas da mente e do coração para o futuro.


terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Comissão diz ter nova estimativa de Orçamento, com mais R$ 3,8 bi de receita


Segundo secretaria, Planejamento enviou proposta para relator nesta terça.
Congresso tenta votar Orçamento para 2010 nesta noite, antes do recesso.

A secretaria da Comissão Mista do Orçamento informou ter recebido do Ministério do Planejamento nesta terça-feira (22) uma nova estimativa de arrecadação para 2010, que acrescenta mais R$ 3,8 bilhões ao Orçamento de 2010. O Congresso tenta votar o Orçamento nesta noite porque entra de recesso nesta quarta-feira (23).


Os recursos extras especificados na nova estimativa, segundo a secretaria, viriam de um aumento na arrecadação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e da venda de bens da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e seriam aplicados nas áreas de saúde, defesa, transporte, cultura, planejamento e Presidência da República.


O G1 entrou em contato com o Ministério do Planejamento e aguarda retorno sobre a nova proposta de aumento de receita.



Desde que o Orçamento foi entregue ao Congresso, em agosto, é a terceira vez que a receita prevista é inflada. A proposta original do governo previa receitas primárias, descontadas os juros e amortizações da dívida, de R$ 853,6 bilhões. O relator das receitas, Romero Jucá (PMDB-RR), já tinha inflado este valor duas vezes. Com os R$ 3,8 bilhões extras enviados pelo Planejamento, o total de receitas primárias previstas passaria a ser de R$ 873,8 bilhões.

As receitas extras poderão ajudar o relator a concluir seu trabalho. Ele lida com demandas de líderes da oposição para aumentar recursos para a saúde e na área agrícola, com uma verba para a garantia de preços mínimos para produtores rurais. Existem ainda demandas específicas de bancadas regionais, que também têm atrasado a votação.

Desde o meio desta tarde, os líderes se reuniram com o relator para discutir os últimos ajustes ao texto. O projeto deve voltar a ser discutido na comissão do Orçamento antes de ir a plenário.

Petrobras

Nos ajustes de última hora, a comissão poderá ainda recuar da inclusão de quatro obras da Petrobras na lista das obras que terão contratos com bloqueio de repasses no próximo ano.



O recuo se daria com base em uma carta enviada nesta terça-feira pelo presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, prestando esclarecimentos sobre as supostas irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Se não conseguirem retirar a proibição de repasse para estas obras na comissão, os governistas poderão fazer ainda uma tentativa em plenário.

Na noite de segunda-feira (21), a comissão decidiu suspender o repasse de contratos de 24 obras federais, entre elas as quatro da Petrobras. Entre as obras com repasse suspenso estão quatro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

NOVO PRESIDENTE DO PT DIZ QUE PARTIDO ESTARÁ UNIDO E PREPARADO


O novo presidente do Partido dos Trabalhadores afirmou nesta sexta-feira que o partido apresentará novidades com relação a Simão Dias. Sempre fugindo do assunto não quis adiantar nada, pois segundo ele pode atrapalhar as articulações.

CONFRATERNIZAÇÃO CHAMA ATENÇÃO


O Partido dos Trabalhadores de Simão Dias realizou neste último domingo (29) na casa de Raimundo da Sorveteria, uma confraternização visando reunir amigos, filiados, simpatizantes para comemorar a eleição do PED (Processo Eleição Diretas) que elegeu Chiquinho do PT para a presidência do partido. Compareceram o cirurgião Ruy Dória (PP), Pequeno (PV), Lero (PPS), Orlando do Sindicato, Jai, Gene, Professor Adérico, Euclides do Cartório, Peres (PRB), Nenzinho e diversas lideranças.

PETISTAS DE SIMÃO DIAS FAZEM CARAVANA PARA ARACAJU PARA RECEBER ZÉ EDUARDO PRESIDENTE NACIONAL DO PT



Vários militantes Simãodienses do Partido dos Trabalhadores vão a Aracaju hoje (04), receber o Presidente Nacional eleito do PT, Zé Eduardo Dutra. Dutra chegará no aereoporto de Aracaju por volta das 15h, onde concederá entrevista. Entre os presentes estarão: Denar, Chiquinho, Esmeraldo, Nenzinho, Edilson, dentre outros.

Governo vai enviar proposta de Consolidação das Leis Sociais ao Congresso em 2010


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende enviar, em fevereiro, ao Congresso Nacional proposta para regulamentar de forma definitiva, não mais por meio de decreto, as políticas sociais do governo federal. Esta semana, Lula se reuniu com os ministros da área para tratar da elaboração do texto.

A ideia de Lula é, no último ano de mandato e quando serão realizadas eleições presidenciais, propor a Consolidação das Leis Sociais (CLS), aos moldes que Getúlio Vargas fez na década de 1940 com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Para a cientista política Celina Souza, do Centro de Recursos Humanos da Universidade Federal da Bahia, a aprovação da CLS pode ser “simbolicamente” importante como foi a da CLT para os trabalhadores brasileiros. Ela assinala, no entanto, que “são sempre tensas” as votações que precisam de maioria qualificada para aprovação na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, como é o caso das propostas de emenda à Constituição.

De acordo com a cientista política, grande parte do sistema de proteção social está respaldado em emendas constitucionais – 27 das 62 existentes regulamentam políticas públicas. Essas emendas estabelecem prazos para os mecanismos de financiamento das políticas, como é o caso do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Na avaliação de Celina Souza, o próximo governo, eleito em 2010, tentará prorrogar esses mecanismos. Ela acredita que haverá continuidade. “O sistema político brasileiro, independentemente do sistema partidário, incorporou todas essas políticas públicas.”

Para o subchefe de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, “quando Lula fala da Consolidação das Leis Sociais, ele está falando da garantia de direitos e da evolução do sistema”.

Noleto ressalta que a criação da CLS “possibilita estipular metas e diretrizes que serviriam de ponto de partida para que todos dialoguem”, ao se referir à articulação entre os diferentes órgãos que fazem política social e aos três níveis de governo (União, estados e municípios).

Ele acredita que é fundamental a negociação entre os entes da Federação. “O nosso desafio é melhorar a educação? Vamos descer, então, ao detalhe disso: o que o município, o que o estado e a União devem fazer, cada um?”, exemplifica. Ele critica a baixa interação entre os três níveis de governo. “Por que as políticas não interagem? Será que o Estado brasileiro vai chegar dez vezes nesse cidadão e não chegar de fato nenhuma vez?”

Olavo Noleto e Celina Souza participaram ontem (10) de um painel de discussão do Seminário Internacional sobre Sistemas de Proteção Social, que o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) realizam em Brasília.